Gaiola ou aquário de apresentação

::  :: Moradia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gaiola ou aquário de apresentação

Mensagem por nayschall em Qui 26 Jan 2012, 11:07 am

Não sei bem se esse tema se encaixa aqui ou comportamento... pode mudar se for mais pra comportamento, ta?

Então, aconteceu a coisa mais temível pra não quer criar gerbil.
Compramos supostamente duas fêmeas, mas uma delas virou macho............ não sei se eles eram muito novinhos por isso não dava pra ver, se foi ignorância (nossa e do VENDEDOR DA LOJA ¬¬) ou o que, o fato é que praticamente certeza que a Max é o Max.. ¬¬

então vamos separá-los, mas eu não queria que nenhum dos dois ficasse sozinho, logo vamos comprar uma fêmea pra ficar com a Caroline e um macho pra ficar com a antiga Max.

Quem já fez?
Como você fez? é muito difícil? já apresentaram gerbils adultos? deu certo?

ah como eu não queria ter que me preocupar com isso! :S
nayschall

GERBS : 0

Re: Gaiola ou aquário de apresentação

Mensagem por Sara Malkoviking em Qui 26 Jan 2012, 12:33 pm

Bom, acho que já comentei aqui pelo fórum algo semelhante que ocorreu comigo. Comprei um casal e quando cresceram descobri que eram, na verdade, dois machos. Ao contrário da sua, minha única preocupação era comprar um novo par de gerbils, e não separar os que já estão juntos para não virar uma criadora contra minha própria vontade. Por outro lado, sei exatamente como nos sentimos ao ver que fomos incapazes ou ingênuos demais, de confirmar os sexos dos babies e de crer severamente na anta que discriminou os sexo dos gerbs na hora da venda...

Entretanto, eu sempre procuro enxergar o lado simpático das coisas. Veja só, ao menos Max é um nome unisex e agora você terá mais 2 gerbs na sua família, o que sempre é motivo para grande alegria!

Eu fiz minha primeira apresentação recentemente e foi mais fácil do que eu imaginava, porém, segundo a Fernanda Santana, tudo só se deu tão bem graças ao temperamento dos meus gerbs. Logo, acredito que você pode prever mais ou menos o que vai acontecer de acordo com a personalidade dos teus. Os meus tem 2 meses e meio e 3 meses e meio de vida.

Eu fiz a apresentação de forma bem simples. Peguei uma caixa organizadora, a mesma a qual eu usava para criar os dois juntos. Cortei um pedaço de tela daquelas rígidas um pouco maior que a largura da caixa, mas só alguns centímetros e encaixei de cima para baixo, empurrando com as mãos. Como a caixa é maleável, a tela ficou bem presa. Meu único deslize foi a altura. PRESTE BEM ATENÇÃO NISSO! Meça a altura correta da tela para com a caixa, pois comigo ocorreu do macho escalar a tela e pular para o outro lado, eu realmente achei que não havia espaço para que ele fizesse isso, mas havia. Minha sorte foi que eles já estavam ok para ficarem juntos. Tudo ocorreu em pouco mais de 24 horas. Ofereça água, comida e brinquedos aos dois lados caixa, e todo dia troque os dois de lado, para que se acostumem bem com o cheiro um do outro. Faça isso, independente da forma ou do meio que você utilize para apresentá-los.

Algumas pessoas também usam:
Caixa organizadora grande com uma gaiola no meio.
Duas gaiolas, uma ao lado da outra.
Aquário grande com gaiola no meio.

Difícil não é, basta ter paciência. Observe a primeira reação quando são colocados no local da apresentação, e esteja preparada para uma eventual briga entre a tela, já que você vai apresentar um gerbil novo, o qual você ainda não conhece muito bem. Use aquelas luvas de cozinha para apartar uma reação mais severa.

É possível sim apresentar dois gerbils adultos e obter sucesso, como já disse, basta ter paciência, observá-los.

Encare como uma nova aventura! (:
Quando você ver, já passou..

Boa sorte!

----------------
Sara Malkoviking

GERBS : 2147483647

http://gerbilandia.foruns.com.pt

Mensagem por Fernanda Santana em Qui 26 Jan 2012, 12:38 pm

heheheh.... acontece.... então, já apresentei muitos gerbils adultos, em 90% das vezes dá certo, mas alguns são mais durões que outros, e tornam a coisa mais complicada. Comece com 7 dias de apresentação, antes disso, se possível, deixe os animais sozinhos por pelo menos umas 12h.
Aqui eu faço assim (foto não é minha, mas do Le, de SP, peguei emprestada só, pra ilustrar ,heheh):

Um fica fora da gaiolinha, outro dentro... aí você vai trocando eles de lugar diariamente.

PS. ah, quase esqueço! uma dica importante é... quando for comprar/adotar os novatos, pegue filhotes, quanto mais novinhos, mais fácil de juntá-los com os adultos.
Fernanda Santana

GERBS : 200

Mensagem por nayschall em Qui 26 Jan 2012, 1:00 pm

SaraMalkoviking escreveu:Entretanto, eu sempre procuro enxergar o lado simpático das coisas. Veja só, ao menos Max é um nome unisex e agora você terá mais 2 gerbs na sua família, o que sempre é motivo para grande alegria!

HAHAHA muito bem observado! apesar do meu pai ter planos de trocar o nome dele pra Foose, por causa do Chip Foose.. ¬¬

Ai menina brigada!
Nós até queríamos um parzinho de machinhos, mas não agora que estamos inclusive aprendendo com as meninas que já temos.
Por enquanto eles estão juntos ainda... paciência se vier uma ninhada, vamos cuidar deles e com um pouco de sorte doar pra pessoas que vão amá-los como nós!
Mas já estamos providenciando outro aquário. Este estando pronto vamos procurar os parceiros da Caroline e do Max/Foose.
Até o fim de semana tudo deve estar resolvido. :)

Como eles estão aqui no serviço fica bem fácil de trocá-los de lado durante o dia! Tenho fé que tudo vai dar certo!

Obrigada pelas dicas e desejos de boa sorte! Conto pra vocês como foi!
nayschall

Mensagem por nayschall em Qui 26 Jan 2012, 1:33 pm

Acabou de me ocorrer uma dúvida....
e se a Caroline já estiver grávida? Separa os dois mesmo assim ou o macho fica com a fêmea até os bebês nascerem?

Como eu sei se ela está grávida? oO
nayschall

Mensagem por Fernanda Santana em Sex 27 Jan 2012, 2:31 pm

Tirar o macho logo depois de nascerem os filhotes não é boa idéia, ele entra em pânico procurando pelos bebês. Além do mais, costumam cruzar novamente logo depois do parto, então seria muito arriscado. Melhor separar já.

Você sabe pela barriga. Como você nunca viu uma fêmea prenha antes, talvez... bem, talvez só consiga identificar lá por 3 ou 4 dias antes do parto, que é quando a barriga aumenta bastante mesmo.

O mais complicado, no meu ponto de vista, é o juntar a fêmea prenha com outra fêmea. Apresentação sempre tem algo de estressante, e estresse não combina com reprodução. Não faça apresentação nos últimos dias de gestação, pode dar problema, do tipo abandono de filhotes, canibalismo... Fêmeas prenhas, a gente junta no começo da gravidez, pra que quando nasçam os filhotes a fêmea já esteja bem acostumada com o outro/a gerbil, ou deixa sozinha mesmo.

----------------
Fernanda Santana

GERBS : 200

Mensagem por nayschall em Seg 30 Jan 2012, 1:29 pm

Estou fazendo pesquisa e....
acho que vou abrir um tópico em outro lugar pra não descambar o assunto aqui...

tópico reprodução
nayschall

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

::  :: Moradia

Permissão deste fórum: